See our Call for Papers Submit to the call

Deadline for abstracts: February 17, 2020
Check registration instructions

Follow us:

Photo credit: Centenary olive tree, by Carlos Relvas, 1873.
Stereoscopic albumen print. Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça Collection

Chamada de Trabalhos

english version versión española

A 4ª Conferência Internacional Stereo & Immersive Media procura reunir os campos de investigação da fotografia, som e cinema, considerando as suas relações históricas e actuais com os ambientes expandidos e imersivos.

As tecnologias estéreo e imersivas têm vindo a expandir os campos da fotografia, do som e do cinema desde o século XIX. Esta conferência tem uma perspectiva histórica e crítica sobre a imersão, considerando que esta se baseia tanto em tecnologia de ponta como em meios antigos e descontinuados que em tempos estimularam e expandiram a nossa percepção. Se por um lado, tecnologias como a estereoscopia, o cinema, a realidade virtual ou os videojogos aprofundaram a relação humana com os mundos virtuais, por outro, tornaram a documentação visual mais apelativa, despoletando interpretações da realidade mais ricas e inspiradoras. De notar também que algumas destas tecnologias estão a ser usadas e consideradas vitais para remodelar a nossa percepção do património e para permitir novas leituras e experiências museológicas de colecções históricas.

A conferência vai ter lugar na Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa) e na Golegã, na Casa-Estúdio Carlos Relvas, um impressionante estúdio fotográfico do séc. XIX, absolutamente único no mundo e extremamente bem conservado.

A comissão organizadora convida investigadores, artistas, curadores e arquivistas a submeter propostas de artigos dedicados a um ou mais dos seguintes temas:

1- Fotografia Estereoscópica e as suas Culturas Visuais (sécs. XIX – XXI);

2- Arqueologias da Fotografia, do Cinema e do Som;

3- História Científica e Social de Meios Imersivos Antigos;

4- Cinema 3D, Realidade Virtual e Videojogos;

5- Artes dos Media (Visual/Sonora) e Imersão;

6- Estudos de Som Urbano;

7- Performance e Meios Visuais;

8- Património Cultural e Era Digital;

 

A conferência vai ter disponível projecção estereoscópica, oferecendo a oportunidade de se fazerem apresentações em 3D, caso seja do interesse do conferencista. As imagens digitais para este tipo de apresentações terão de ser enviadas até 18 de Abril de 2020.

 

A conferência inclui o visionamento de filmes 3D. As propostas para filmes 3D estão abertas até 15 de Maio de 2020.

Os oradores principais são Tom Gunning (University de Chicago), Denis Pellerin (The London Stereoscopic Society), Carlos Teixidor (Institute of Cultural Heritage of Spain) e Elizabeth Edwards (De Monfort University, Leicester). Para saber mais, por favor consulte o website da conferência: http://stereoimmersivemedia.ulusofona.pt

 

Submissões
Indicações para o processo de submissão:

1. As línguas oficiais da conferência são o Inglês, Português e Espanhol
2. Os resumos deverão ter entre 200 e 300 palavras para uma apresentação de 20 minutos e devem ser submetidos com uma biografia curta na nossa página easychair.
3. Solicita-se que quando preencher o campo do título no site easychair indique (entre parêntesis) o número de um dos temas propostos nesta call que melhor se adeque à sua apresentação.
4. Assim que a sua proposta para conferência ou de artigo for aceite, pode registar-se na conferência e submeter o artigo para o International Journal on Stereo & Immersive Media em  http://revistas.ulusofona.pt/index.php/stereo/information/authors. O prazo para esta submissão é 31de Julho de 2020. Aceda a mais informações sobre a publicação no botão ‘Journal S&I Media’ do menu.
5. Outras questões devem ser remetidas para stereoimmersivemedia@ulusofona.pt

 

Segundo prazo para resumos: 9 de Março de 2020.
Notificação de aceitação (primeira data): 2 de Março de 2020.
Notificação de aceitação (segunda data): 18 de Março de 2020.
Prazo de registo Early Bird: 31 de Março de 2020
Prazo de registo após período Early Bird: 22 de Maio de 2020
Registo tardio: pagamentos depois de 22 de Maio de 2020

 

Chamada para filmes 3D

A Conferência Internacional Stereo & Immersive Media: Photography, Sound and Cinema Research inclui projecções de filmes 3D. Submissões até 15 de Maio 2020.

Os filmes 3D films devem destacar e explorar as características imersivas das tecnologias estereoscópicas.

Os filmes seleccionados vão ser projectado no  Cinema Fernando Lopes na Universidade Lusófona. Os autores terão oportunidade de apresentar e discutir os seus filmes.

Prazo para propostas: 15 de Maio de 2020

Submissão do projecto final: 15 de Junho de 2020

Por favor inclua na sua proposta os materiais por si providenciados e as suas necessidades para uma boa apresentação do projecto.

Envie a proposta para stereoimmersivemedia.ulusofona.pt

 

Chamada_de_Trabalhos_PDF

chamada_para_filmes3D_PDF

Organização:

Parceiros: