A Fotografia como Fonte Histórica: Da Casa dos Patudos ao Quotidiano da Família Relvas nos Finais do Século XIX [PT]

Nuno Prates

 

O legado fotográfico da família Relvas no Ribatejo, dá-nos a conhecer o património artístico, cultural, natural e etnográfico do território onde está inserido, assim como são importantes documentos históricos para um melhor conhecimento da nossa região, no Século XIX.

A Casa dos Patudos é um museu de tutela municipal que tem por finalidade, de acordo com a vontade expressa em testamento, por José Relvas (1858-1929), preservar e valorizar a sua coleção de arte, a sua biblioteca e o seu arquivo documental e fotográfico.

Este é constituído por cerca de cinco mil fotografias do século XIX e inícios do século XX, que relatam importantes testemunhos históricos do período cronológico anteriormente referido, realizadas por Carlos de Mascarenhas Relvas, Margarida Relvas Navarro, José Relvas, Carlos de Loureiro Relvas e Mariana Relvas. No que diz respeito à coleção de fotografias de José Relvas, muitas não nos foi possível determinar o autor, no entanto foi possível identificar vinte e dois fotógrafos e ateliers de fotografia, incluindo os fotógrafos da família Relvas. Devemos destacar ainda o facto de que a sua proveniência, para além dos fotógrafos da família, outras foram adquiridas e algumas dezenas delas enviadas a José Relvas e reproduzem obras de arte, relacionando-se com a sua atividade enquanto colecionador. Quanto à temática o mais frequente é o retrato, mas aparecem-nos também muitas fotografias de paisagem e património.

Dos milhares de fotografias do Arquivo Histórico da Casa dos Patudos -Museu de Alpiarça existem várias da autoria de José Relvas que retratam a sua casa e propriedade a partir de 1889. Também Carlos de Mascarenhas Relvas fotografa várias cenas de quotidiano, com especial destaque para seus os netos: Maria Luís, Carlos e João Pedro.

Estas fotografias dão-nos a conhecer a Casa dos Patudos, antes do projeto do arquitecto Raul Lino, assim como o quotidiano desta família.

Organization
Partners

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Tel.: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006
Copyright © 2021 COFAC. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Producao Multimédia